Experiencia do auxiliar de conversa Fabricio Bento

Atuar como auxiliar de conversa de português no IES San Clemente no curso de 2024-2025 me possibilitou experienciar um novo universo no mundo da linguística, o qual ainda não havia tido contato antes: trabalhar com a língua portuguesa como língua adicional desde uma perspectiva pluricêntrica. A experiência neste instituto foi muito enriquecedora para minha formação pois, além da possibilidade de aperfeiçoar as minhas práticas didático-pedagógicas que aprendi ao longo da minha trajetória acadêmica, também foi um espaço em que pude ter a liberdade de desenvolver conteúdos voltados, principalmente, à cultura brasileira, em seus diferentes âmbitos, tais como o cinema e a música, fazendo um percurso da língua portuguesa pelas diferentes regiões do Brasil e entendendo suas riquezas fonéticas e socioculturais.

Ministrar e acompanhar as aulas de língua portuguesa no instituto me proporcionaram novos conhecimentos, principalmente sobre a abordagem e o funcionamento dos exames de proficiência em suas diferentes habilidades. Além disso, os diálogos e as reflexões nas aulas e as tarefas de produções escritas realizadas pelos alunos com a influência da língua galega nesse processo de escrita foi um ponto muito significativo para a minha compreensão pessoal da língua e de seus funcionamento, possibilitando, assim, uma abordagem intercultural de aprendizagem.

Sinto que pude crescer como profissional ao ter a autonomia de construir e aplicar ideias que, até então, estavam presentes apenas na teoria. Essa experiência também me motiva a pensar na especialização como docente neste âmbito. Com essa vivência, pude conceber que o ensino de uma língua adicional vai além da aprendizagem de novas palavras e estruturas gramaticais, uma vez que ela nos oferece uma oportunidade única de refletir sobre nossa própria cultura a partir de uma perspectiva externa.

Ao entrarmos em contato com uma língua estrangeira, somos desafiados a pensar sobre as formas como nossa cultura se expressa, o que valorizamos e como nos comunicamos. Esse olhar mais distante nos permite uma visão crítica e, ao mesmo tempo, mais consciente de quem somos, facilitando a aplicação de nossa cultura de maneira mais integrada. Esse desafio é, portanto, um dos principais pontos que agora me fazem almejar uma especialização e trabalhar com o português desde essa perspectiva de segunda língua.

Sou muito grato a todos os membros da equipe San Clemente pela excelente recepção desde o meu primeiro momento em Santiago. Gratidão ao Marcos Vence e Marcos Arias pelos momentos de conhecimento e de trabalho em sala de aula e à Xoana Costa, por também sempre se fazer presente nos momentos em que precisei.

Levarei todos esses conhecimentos, pensamentos e reflexões comigo para todos os cantos. Foi um verdadeiro prazer essa imersão cultural e singular, de percorrer as diferentes regiões do Brasil dentro da Galícia.

Gratidão a todos.

Fabricio Bento