Lembramos e festexamos o aniversario da Revolução dos Cravos

O IES San Clemente, a través dos departamentos de Galego e Portugués, distribuíu caraveis e palabras para lembrar a importancia histórica do 25 de abril. Festexamos unha evento de Portugal para o mundo, que tivo tamén importantes ligazóns co norte do Miño.

O texto distribuído foi o seguinte:

No dia 25 de Abril de 1974, um golpe de Estado pôs fim à ditadura portuguesa e abriu caminho a uma profunda revolução social. O povo organizou-se em comissões de trabalhadoras e trabalhadores, de bairro, em estruturas de gestão democrática.

Foi uma galegodescendente, Celeste Caeiro, quem distribuiu em Lisboa os cravos que trazia consigo — e que acabaram por se tornar no símbolo feliz de um novo tempo.

Sabias que a canção mais emblemática da revolução foi cantada pela primeira vez na Galiza? “Grândola, Vila Morena”, de José Afonso tornou-se hino de liberdade.

A Revolução dos Cravos marcou o início de uma nova fase democratizadora, com impacto também na Grécia e no Estado espanhol. Para a Galiza — unida a Portugal por laços linguísticos, culturais e históricos profundos — foi um momento de esperança renovada.

Reuniões para recomeçar movimentos políticos galegos ou mesmo a impressão de alguns textos livres para distribuir na Galiza fizeram-se em território português. Portugal tornou-se também refúgio para pessoas perseguidas no nosso país. O 25 de Abril também o sentimos um pouco nosso.

25 de Abril, sempre! Viva a liberdade!