• ?
  • Rexistro

Revolução dos cravos no 2023

 

Celebração do 49º aniversário da Revolução dos Cravos no IES San Clemente

O 25 de abril também foi festejado na nossa escola com cravos e uma exposição com visitas guiadas.

Na entrada da escola foi colocada uma exposição que tinha duas partes: a primeira parte da exposição apresentava a história do 25 de abril através dos elementos mais importantes. A segunda parte da exposição estava formada por imagens de arte urbana que representavam elementos da Revolução dos Cravos.

Durante as aulas as diferentes turmas conheceram a história da Revolução dos Cravos através das imagens que formaram parte da exposição. A explicação teve como ponto de partida uma adivinha na qual os estudantes tinham que decidir qual dos elementos apresentados (através de uma imagem) não tinha relação com uma revolução. Os elementos apresentados foram: uma cadeira, a morte, os/as lisboetas, os militares, um ditador, um continente (África), umas flores, uma canção na rádio. Após algumas tentativas de adivinhar e sem desvendar o mistério, foi apresentada a história da revolução.

Nas aulas também foi trabalhado vocabulário relacionado com esta data tão especial através de um vídeo e de uma atividade de palavras cruzadas. Os alunos e alunas dividiram entre eles os cartazes da exposição e fizeram uma visita guiada para o resto de colegas que não estudam português. As visitas tiveram lugar em dois dias para grupos de alunos e alunas diferentes. No segundo dia tivemos entre o público a professora Ana Pereira (da escola EPRAL) e duas alunas de Évora. No final da visita, a professora Ana contou também como foi vivenciado o 25 de abril em Évora e fez referência também à guerra colonial em África e explicou como era a vida durante a ditadura salazarista. Foi uma partilha bem interessante!

25 de abril, sempre!