• ?
  • Rexistro

Rumo ao B1 2020-2021

Por Beth Oliveira

«Lembro de chegar em Santiago de Compostela nos primeiros dias de outubro e ser recebida pelo professor Marcos Vence. Demos um breve passeio pela cidade com o intuito de que eu pudesse conhecer os pontos importantes e logo avistar o IES San Clemente. Lembro que fiquei encantada com a construção no primeiro olhar. Antes mesmo já havia pesquisado bem sobre o Instituto e estava muito ansiosa por conhecer de perto o trabalho que desenvolviam ali.

A primeira vez que pude conhecer o IES por dentro me encantei ainda mais com toda a tecnologia e a estrutura. Nem tudo foram flores, pois cheguei em um momento muito desafiador: no meio de uma pandemia e com vivenciei muitas restrições. Mas, aprendi que “poquito a poco” as coisas vão acontecendo no seu tempo. Esta, sem dúvidas, foi uma experiência que me deixou aprendizados profundos tanto no campo profissional como no campo pessoal. Trabalhar de forma remota, aprender a gerenciar o presencial e o online ao mesmo tempo, além de criar novas formas e ideias para conseguir levar o ensino-aprendizagem da língua portuguesa dentro de um contexto muito específico: um ciclo plurilíngue de informática.

Então, ao longo desses 8 meses de trabalho foram constantes desafios, mas com muita alegria e motivação fomos em equipe conseguindo dar conta de cada um deles. Assim, pude levar um pouquinho do Brasil ao San Clemente e aprender não só de informática, mas do português europeu também.
Fizemos de tudo um pouco: trabalhamos aspectos do ensino de PLE (vocabulário, gramática, fonética, contextos de uso da língua, cultura, relações entre o PT Europeu e o brasileiro); trabalhamos no projeto do eTwinning em colaboração com os colegas portugueses onde surgiram produtos multimedias e com resultados super interessantes; pude ajudar os alunos na preparação para os exames de proficiência da CAPLE e da EOI; além de ter aprendido bastante da língua galega e da cultura junto aos colegas de trabalho.

A experiência foi muito gratificante e será possível ficar mais 8 meses trabalhando com colegas que foram valiosos e muito importantes para a minha formação docente.»