• ?
  • Rexistro

Mulheres da Lusofonia no dia 8 de março

Várias mulheres do espaço lusófono aterraram nas aulas do IES S.Clemente com motivo da celebração do dia 8 de março: O Dia Internacional da Mulher.

As atividades realizadas à volta destas figuras tiveram duas dimensões: na sala de aulas e nos espaços comuns da escola.

Dentro da sala de aula começamos a atividade com a  apresentação do vocabulário e as estruturas para fazer uma descrição física. A seguir aproveitamos o jogo do Quem é Quem? (adaptado) para treinar as estruturas e o léxico aprendido. Usamos dois jogos de Quem é Quem? onde as fotografias originais foram substituídas por imagens de várias mulheres dos diferentes espaços da Lusofonia.

Uma vez finalizado o jogo, cada participante pesquisou na internet e preencheu uma ficha com informação sobre a mulher do seu cartão que posteriormente apresentou ao resto da turma.

Fora da sala de aulas, com o intuito de envolver o resto da escola nesta atividade, foi colocada uma modesta exposição com informação sobre 8 mulheres de diferentes espaços lusófonos: de São Tomé e Príncipe a cantora Anastácia Carvalho, de Cabo Verde a também cantora Mayra Andrade, de Moçambique a revolucionária anti-colonial Josina Machel, da Guiné Bissau a historiadora e política Joacine Katar-Moreira, de Angola a artista Pongo, de Portugal a cientista Elvira Fortunato, do Brasil a atual ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara e de Timor-Leste a política Isabel da Costa Ferreira.

No hall da escola foi colocado um jogo Quem é Quem? com “sugestões” de perguntas que as pessoas participantes podiam fazer: Tem o cabelo ruivo? Tem olhos verdes?… O jogo foi bem recebido não só por parte dos estudantes como também por parte de pessoas trabalhadoras da escola.