Experiencia de Fabricio Bento e Demi Moro como auxiliares de conversa

O meu segundo ano de experiência como auxiliar de conversação de língua portuguesa no IES San Clemente (2025-26) foi uma vivência com novas possibilidades de olhares  para a prática do português como língua adicional por meio de novas propostas de aulas em habilidades comunicativas e com alunos propostos a se ousarem nas diferentes habilidades de comunicação. Nesse sentido, foi possível produzir aulas mais direcionadas e pragmáticas ao contexto do ensino de formação profissional e com fins específicos de informática, baseando-se nas práticas de oralidade com diálogos e de role-play. Penso que desenvolver as habilidades escritas e orais em um contexto de uso pragmático fortalece significativamente a autonomia comunicativa e funcional e de negociação de sentidos, aprendendo não apenas “o que dizer” mas também “como dizer”.

Também pude acompanhar e auxiliar o desenvolvimento da oralidade em português dos alunos do 1SMR com a realização de suas atividades por meio de gravações de voz baseadas em roteiros escritos previamente. Além disso, também estive com os alunos em uma excursão a Braga, na Escola Secundária Carlos Amarante, em que pude mediar a interaçao dos alunos galegos com os alunos portugueses e brasileiros no desenvolvimento de podcasts voltados para as temáticas de sustentabilidade (ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) no âmbito da informática.

As oficinas de língua portuguesa com os alunos que queriam a certificação de português também foram muito interessantes, pois pude avaliá-los através da gamificação e as TICs, tais como Kahoot e Jeopardy Labs, promovendo uma aprendizagem dinâmica e interativa, fortalecendo usos linguísticos e para fins específicos. Também acredito que a liberdade e a autonomia do aluno no processo de aprendizagem de uma língua adicional permite alcançar conhecimentos singulares e potentes, sendo capazes de desenvolver determinadas estruturas e argumentações em uma língua adicional a partir de temáticas de interesses pessoais que favorecem a aprendizagem. Dessa forma, propus algumas apresentações individuais e pesquisas de interesses pessoais, pois a partir dessa perspectiva penso que esses conhecimentos se tornam mais duradouros, uma vez que se relaciona a aprendizagem com a memória afetiva.

Todas essas experiências me inspiraram a me aprofundar nos estudos de professor de português para estrangeiros. Sendo assim, também pude aplicar pesquisas e coletas de dados sistematizados através de um formulário com os alunos como forma de registrar e desenvolver cientificamente um dos pilares mais elementares desta minha experiência: a presença do galego na aprendizagem do português e, consequentemente, este processo intercultural de aprendizagem.

Minha gratidão a Marcos Árias e Marcos Vence pela oportunidade de trabalharmos juntos e por todas as experiências vividas ao longo desse percurso, que levarei comigo para sempre.

Gratidão a todos,

Fabricio Bento.

Demi e Fabricio

 

My time as a language assistant at IES San Clemente has been an unforgettable experience that I will never forget. Although it was difficult at first to get used to life in a small city and the weather, -don’t get me started with the weather! (remember, I’m from Florida- The Sunshine State), I have grown to truly appreciate it and have come to enjoy it immensely.

I arrived at IES San Clemente with the obvious goal of helping students improve their English skills, but I quickly discovered that I was learning just as much from them as they were learning from me. I enjoyed learning about the local culture through conversations with students and teachers. I loved hearing about the different foods that are popular in the students’ towns, who makes the best pulpo, and whether I should be eating my tortilla with or without onion. It was fascinating to learn about traditional dishes and the importance of food in bringing people together. I also appreciated receiving recommendations for beaches, termas, and other natural sites to visit, which allowed me to experience so much more of the region.

My favorite part of working with the students was watching their English improve, especially when they created skits and then performed them in class. Their creativity, enthusiasm, and willingness to participate made every activity enjoyable. It was rewarding to see students engage with the assignments and take pride in their work. Seeing them gain confidence while using English was one of the most fulfilling aspects of my role.

Beyond the classroom, I had the opportunity to get to know many wonderful teachers, especially those who attended English Club. This allowed us to share experiences, practice language skills, and build meaningful connections. Their kindness, support, and friendship made me feel welcome from the very beginning.

IES San Clemente has been much more than a workplace for me. It has been a community where I have grown both personally and professionally. The students, teachers, and staff have all contributed to making this experience special, and I am grateful for every conversation, lesson, and memory we shared.

As my time at IES San Clemente comes to an end, I find myself reflecting on how much this experience has meant to me. I will truly miss everyone—the students, the teachers who welcomed me so warmly, and the entire school community that made me feel at home.

Thank you for making my time at IES San Clemente such a rewarding and memorable chapter of my life. I truly wish I could stay here another year! Fingers crossed.

Demi Moro.

                                                                                                                 

Demi con estudantes do grupo 1SMR