• ?
  • Rexistro

Experiencia da auxiliar de conversa Beth Oliveira

O curso de 2021-2022 foi o segundo ano passei no IES San Clemente como auxiliar de conversa de Português e tem sido uma experiência incrível para a minha formação como docente de português como língua não materna.

Neste curso consegui aproveitar um pouco mais da experiência e junto com os professores Marcos Vence, María do Carme Bueno, Marcos Arias e Jose Freire temos feito grandes trocas entre a língua portuguesa, a informática e a língua galega. Contar com essa equipa tem sido fantástico e sem dúvidas vou levá-los para a vida como dizemos no Brasil.

Neste curso tem sido um pouco mais fácil porque já estamos mais habituados ao formato de ensino semipresencial e temos contado com o engajamento dos alunos para este formato que ganhou força com o contexto da pandemia. Foi a chance de aprender novas metodologias de ensino e ferrramentas que pudessem motivar os alunos mesmo com os desafios que essa contexto nos apresentou.

Eu e a Carme temos trabalhado juntas e vivido a experiência de planejar conjuntamente e em cooperação as aulas do Rumo ao B1 que tem o objetivo de preparar os alunos e as alunas para a certificação do CAPLE. Junto com o Marcos Vence também experimentamos pela primeira vez a aplicação do exame do Camões Jr. para os alunos que são menores de idade e que foi uma inovação durante ao longo deste curso.

Também desenvolvemos várias atividades usando as TICs e aprendi muito sobre os recursos e ferramentas digitais graças ao projeto do eTwinning. Acompanhei os alunos durante as gravações e assim pudemos trabalhar na prática  o desenvolvimento da expressão oral em português. Também ajudei a mediar a interação dos alunos galegos com alunos de Portugal e do Brasil.

Além disto, tive a chance de participar do programa Erasmus + como professora auxiliar ao acompanhar uma aluna de 1 SMR durante o estágio em Lisboa. Ali pude conhecer mais do português europeu e ajudar a fortalecer as relações institucionais entre o IES San Clemente, o INETE de Lisboa e a empresa Teleperformance que tem recebido os nossos alunos.

Este curso foi sem sombra de dúvidas uma experiência muito enriquecedora e que levo como parte importante da minha formação como professora de Português Língua Estrangeira (PLE).